PREFEITO DE TIJUCAS DO SUL VISITA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE AGUDOS

Na manhã da última quarta-feira (14), o Prefeito de Tijucas do Sul Gringo, acompanhado do Secretário de Turismo e Meio Ambiente Maneco e dos vereadores Everaldo e Raquel, visitaram a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Agudos do Sul – ACATASUL.
O atual Prefeito de Agudos Jessé Zoellner, juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Valmir Gorniak e o Presidente da associação Sr. Alcides, apresentaram as instalações e a forma de trabalho dos associados.
O principal objetivo da visita foi conhecer a lei criada por Jessé ainda quando vereador do município, que insere a coleta seletiva de lixo em Agudos do Sul.
Foram apresentados os processos e as etapas que envolvem e tornam este projeto da ACATASUL tão bem-sucedido, para que no futuro possam ser replicadas no município de Tijucas do Sul.
Jessé destacou a importância da logística reversa para o município. “Reciclar é um grande desafio do nosso país. Esse projeto que a ACATASUL faz junto aos parceiros é muito importante. A Prefeitura tem investido bastante em coleta seletiva, onde criamos o roteiro para a coleta, fornecemos o caminhão e um motorista para realiza-lo, além de auxiliar em algumas despesas fixas mensais, como aluguel do barracão onde encontra-se a sede da associação e também de algumas taxas existentes. Em contrapartida a ACATASUL realiza a coleta e a separação desses materiais, com isso os associados que trabalham lá geram uma renda média mensal de um salário mínimo. O papel que a associação faz em Agudos é essencial e hoje tiramos mais de 10 catadores da informalidade”, completou.