É um órgão público municipal, que tem sua origem na lei, integrando-se ao conjunto das instituições nacionais e subordinando-se ao ordenamento jurídico brasileiro. Criado por Lei Municipal e efetivamente implantado, passa a integrar de forma definitiva o quadro das instituições municipais. Desenvolve uma ação contínua e ininterrupta. Sua ação não deve sofrer solução de continuidade, sob qualquer pretexto. Uma vez criado e implantado, não desaparece; apenas renovam-se os seus membros.
Trabalha de maneira autônoma e independente no exercício das atribuições que lhe foram conferidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente: artigos 136, 95, 101 (I a VII) e 129 (I a VII). Em matéria técnica de sua competência, delibera e age, aplicando as medidas práticas pertinentes, sem interferência externa. Exerce suas funções com independência, inclusive para denunciar e corrigir distorções existentes na própria administração municipal relativas ao atendimento às crianças e adolescentes. Suas decisões só podem ser revistas pelo Juiz da Infância e da Juventude, a partir de requerimento daquele que se sentir prejudicado.
Vinculado administrativamente à Prefeitura Municipal, o que ressalta a importância de uma relação ética e responsável com toda administração municipal e a necessidade de cooperação técnica com as secretarias, departamentos e programas da Prefeitura voltados para a criança e o adolescente.
Informações Contato
Telefone: (41) 3624-1590
Celular: (41)9.9129-5209 (Plantão 24 horas com WhatsApp)
E-mail: conselhotutelar.agudos@hotmail.com
Horário: 8:00 às 17:00, com intervalo
Colegiado

Eva Tumiski

Vilma Fagundes

Kellen D. de Oliveira Bueno

Gerson de Souza
Getúlio Selico dos Santos
Silvane Rocha Oliveira Lima
Localização
Endereço: Rua Alcides de Lima Maoski, 258